No

​O Grupo de Trabalho sobre Normas de Auditoria Comuns foi constituído em 2006 pelo Comité de Contacto com o mandato específico de "desenvolver normas de auditoria comuns e critérios de auditoria comparáveis, baseados nas normas de auditoria internacionalmente aceites aplicáveis ao contexto da UE".

O grupo de trabalho concentrou-se principalmente em aumentar o entendimento, por parte das ISC, dos métodos de interpretação e aplicação das normas internacionais de auditoria com uma referência especial às especificidades conhecidas da UE. O grupo de trabalho teve plenamente em consideração os trabalhos em curso do Comité das Normas Profissionais e seus subcomités criados pela INTOSAI para desenvolver as ISSAI (normas internacionais de auditoria das ISC) e baseou o seu trabalho nas normas de auditoria comuns mais pertinentes. Atuou como um fórum profissional que possibilitou a recolha, apresentação e compilação de resultados, experiências e estudos de casos de auditoria.

Em consequência, o grupo de trabalho elaborou documentos informativos sobre as práticas das ISC em matéria de auditoria dos fundos e políticas da UE no âmbito das normas da INTOSAI, designadamente um levantamento dos mandatos e atividades de auditoria das ISC, um documento sobre "auditoria de conformidade" e um documento sobre "auditoria de resultados", todos introduzidos por um preâmbulo.

Esta iniciativa contribuiu para um maior reforço da cooperação entre as ISC no que se refere à auditoria e melhoria da prestação de contas pela utilização dos fundos da UE, ao nível nacional e comunitário, fornecendo às ISC da UE exemplos de práticas no que respeita à interpretação e aplicação das normas internacionais de auditoria no contexto da UE. O Comité de Contacto decidiu extinguir este grupo de trabalho em outubro de 2010.

Para mais informações, é favor contactar:

Christophe Perron, Tribunal de Contas Europeu (christophe.perron@eca.europa.eu)

Relatórios relacionados:

  • Final Report

    Contact Committee Working Group on Common Auditing Standards and Comparable Audit Criteria - September 2010
    Reduzir/expandir tudo para utilizadores sem dificuldades visuais apenas (o texto já está disponível para software de leitura de ecrã)