-->

Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar

 

Tornou-se cada vez mais evidente que poderá ser necessário alterar a postura atual no que respeita à utilização dos recursos naturais e à proteção do ambiente para dar resposta às continuadas pressões que afetam os ecossistemas mundiais e a vida quotidiana dos cidadãos da UE. O trabalho do Tribunal em domínios como as alterações climáticas e a poluição reflete esta nova realidade. A UE enfrenta também novos desafios relacionados com a saúde pública e a cadeia alimentar.

Na qualidade de auditor da UE, o Tribunal também procura contribuir para a resolução dos principais desafios que a UE enfrentará no futuro. A preservação do ambiente, a atenuação das alterações climáticas e a adaptação às mesmas, bem como a luta contra a poluição do ar, do solo e da água constituem desafios consideráveis que só podem ser enfrentados através da cooperação dentro da UE e para além das suas fronteiras. A UE sempre foi um líder mundial nestes três domínios, mas poderá ter de rever a conceção e a aplicação das suas políticas para que sejam mais orientadas e eficazes.

O Tribunal terá em conta todos estes fatores, quando proceder à seleção das tarefas de auditoria e à formulação de recomendações para o futuro.