-->

Transportes e Turismo

 

Os transportes e a mobilidade estão no cerne do projeto europeu. Os projetos de transportes europeus, que são diretamente selecionados e cofinanciados pela Comissão Europeia, são financiados no âmbito da subrubrica "Competitividade para o crescimento e o emprego" do orçamento da UE. No entanto, a maior parte do financiamento da UE para projetos no setor dos transportes ainda provém do orçamento da coesão.

Na qualidade de auditor da UE, o Tribunal também procura contribuir para a resolução dos principais desafios que a UE enfrentará no futuro. Nos próximos anos, a revolução digital terá um grande impacto nos fluxos de tráfego, devido às suas consequências nas cadeias logísticas e à mudança do comportamento dos consumidores. É necessário construir, adaptar e manter as infraestruturas de transportes na Europa para fazer face ao fluxo de tráfego previsto. Para o efeito, deve ser realizado um investimento público substancial nesses anos e devem ser adotadas novas formas de financiamento destes investimentos. Ao mesmo tempo, as soluções respeitadoras do ambiente, como os veículos elétricos e as tecnologias de utilização partilhada de veículos, tornar-se-ão mais importantes e os governos terão de adaptar as suas infraestruturas e sistemas de transporte.

O Tribunal terá em conta todos estes fatores, quando proceder à seleção das tarefas de auditoria e à formulação de recomendações para o futuro.