No

Em 2000, o Comité de Contacto criou um grupo de trabalho para supervisionar estudos paralelos sobre a gestão dos Fundos Estruturais nos Estados-Membros. O objetivo desses estudos era elaborar uma descrição exata, correta e documentada dos procedimentos aplicados nos Estados‑Membros para a gestão e controlo destes fundos. O grupo de trabalho realizou um inquérito preliminar sobre os Fundos Estruturais da UE (2000?) e apresentou um relatório em 2002.

Em 2002, este grupo continuou a desenvolver a sua atividade como Grupo de Trabalho sobre os Fundos Estruturais I visando realizar uma auditoria paralela dos dispositivos destinados a garantir uma pista de auditoria adequada, incluindo a verificação dos 5%, como previsto pelo Regulamento (CE) nº 1260/1999 do Conselho e pelo Regulamento (CE) nº 438/2001 da Comissão. Apresentou um relatório em 2004.

Em 2004, foi-lhe conferido um novo mandato (Fundos Estruturais II) no sentido de prosseguir a sua atividade procedendo a um exame breve e concentrado dos processos destinados a detetar, relatar e acompanhar as irregularidades. O grupo apresentou um relatório em 2006.

Em 2006, o Comité de Contacto encarregou o Grupo de Trabalho sobre os Fundos Estruturais III de prosseguir os seus exames das questões dos Fundos Estruturais e, especificamente, de realizar uma auditoria de resultados (realizações/eficácia) aos programas dos Fundos Estruturais nos domínios do emprego e/ou ambiente. O grupo apresentou um relatório em 2008.

Em 2008, o Comité de Contacto incumbiu o Grupo de Trabalho sobre os Fundos Estruturais IV de continuar a desenvolver a sua atividade, realizando um exame concentrado nos custos dos controlos, que poderia incluir o recurso à assistência técnica para os controlos dos Fundos Estruturais. O grupo apresentou um relatório em 2011.

Em 2011, o Comité de Contacto mandatou o Grupo de Trabalho sobre os Fundos Estruturais V para continuar a desenvolver a sua atividade realizando um exame concentrado na "Simplificação dos regulamentos relativos aos Fundos Estruturais". Foi apresentado um relatório em 2013.

Em 2013, o Comité de Contacto incumbiu o Grupo de Trabalho sobre os Fundos Estruturais VI de continuar o seu exame aos Fundos Estruturais e de realizar uma auditoria paralela sobre a "Análise dos erros na adjudicação de contratos públicos no âmbito dos programas dos Fundos Estruturais". Foi apresentado um relatório em 2015.

Em 2015, o Comité de Contacto mandatou o Grupo de Trabalho para dar continuidade aos seus trabalhos e realizar uma auditoria paralela sobre o "contributo dos Fundos Estruturais para a estratégia Europa 2020 nos domínios da educação e/ou do emprego". O grupo apresentou um relatório em 2017.

Para mais informações, é favor contactar:

Relatórios relacionados: