Reunião do Comité de Contacto dos Presidentes das Instituições Superiores de Controlo dos Estados‑Membros da União Europeia e do Tribunal de Contas Europeu
Dubrovnik, 11‑12 de outubro de 2018

logo HR CC-final3.png
 
 
A reunião anual do Comité de Contacto foi presidida e organizada pela Instituição Superior d​e Controlo da República da Croácia em Dubrovnik, a 11 e 12 de outubro de 2018. Para além das delegações das Instituições Superiores de Controlo (ISC) dos Estados‑Membros e do Tribunal de Contas Europeu, assistiram à reunião, enquanto observadores ativos, os presidentes das ISC dos países candidatos à adesão e representantes do SIGMA.
 
Ivan Klešić, Auditor Geral da República da Croácia, e Grozdana Perić, deputada ao Parlamento croata e Presidente da respetiva Comissão de Finanças e Orçamento, deram início aos trabalhos.
 
O primeiro dia da reunião foi dedicado ao seminário sobre a interação com os cidadãos e a abertura das ISC. No contexto dos atuais desenvolvimentos a nível nacional e supranacional (como o Brexit, a migração, a segurança e as alterações climáticas), o tema do seminário ofereceu uma vasta gama de assuntos e a oportunidade de debater desafios e oportunidades pertinentes para as ISC reforçarem a sua eficiência.
 
O seminário foi introduzido por Ivica Tolić, deputado ao Parlamento Europeu, Karen Hill, Diretora do SIGMA, e Laetitia Veriter, Diretora de Citizens for Europe. Ivica Tolić apresentou o estado da União Europeia, enquanto Karen Hill ofereceu a perspetiva e as experiências do SIGMA em matéria de interação com os cidadãos. Laetitia Veriter reiterou a necessidade de explorar possíveis formas de envolver os cidadãos na auditoria pública.
 
O debate que se seguiu entre Charles Deguara, Auditor Geral de Malta, Kay Scheller, Presidente da ISC da Alemanha, e Klaus‑Heiner Lehne, Presidente do Tribunal de Contas Europeu, revelou experiências positivas e limitações relativamente à interação das ISC com os cidadãos. Os participantes concordaram que, para obter todo o potencial da interação com os cidadãos, as ISC teriam de investir mais em estabelecer relações
 
O segundo dia da reunião foi dedicado a informações sobre atividades do Comité de Contacto em curso e recentemente concluídas, bem como sobre auditorias relacionadas com a UE realizadas pelas ISC da Alemanha, da República Checa, da Itália e da Polónia.
 
No final da reunião, a Presidência do Comité de Contacto foi passada ao Presidente da ISC da Polónia, que irá organizar a reunião de 2019 do Comité de Contacto, em Varsóvia.