Special report|20d56233-5179-449f-93ac-6c9e8f3787cb
-->

did

Relatório Especial nº 10/2019: Testes de esforço dos bancos a nível da UE: está disponível uma quantidade sem precedentes de informações sobre os bancos, mas são necessárias mais coordenação e incidência nos riscos

Portuguese icpdf.png 2 MB
10/07/2019

O presente relatório avalia a execução do teste de esforço dos bancos à escala da União realizado no âmbito do mandato conferido à Autoridade Bancária Europeia (EBA). O cenário de esforço macroeconómico previa condições económicas deterioradas em relação ao cenário de base, mas o choque foi menos grave do que inicialmente comunicado.

Os efeitos negativos do choque concentraram se em várias grandes economias, a maioria das quais suportou bem a última recessão, e não nos países que foram mais afetados por essa crise. Além disso, o cenário não testou os bancos em relação a choques financeiros graves e alguns riscos sistémicos importantes não foram suficientemente tidos em conta.

Devido à falta de recursos e às atuais disposições de governação, a EBA não estava em condições de assegurar «a comparabilidade e a fiabilidade dos métodos, práticas e resultados», como previsto na regulamentação. Em vez disso, teve de confiar sobretudo nas autoridades nacionais de supervisão. Como aspeto positivo, foi publicada uma grande quantidade de informações.